Áreas

19/10/2016 - 14:00

Sucesu apoio o evento Consegi 2012.

 

O Uruguai é o País Focal do V Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2012 . Em maio de 2007, o país iniciou plano Ceibal, fundamentado na entrega de um laptop com acesso à internet para cada aluno e professor da rede pública de ensino. Já foram distribuídos mais de 570 mil computadores. O objetivo inicial da iniciativa é reduzir a desigualdade digital em relação a outros países e entre diferentes setores da sociedade.

Embora o país esteja no aguardo da aprovação de uma política de Software Livre, a Aesic, agência de política de informação na esfera pública, recomenda a utilização de software de código aberto e os computadores para o ensino primário do Plano Ceibal funcionam com Linux. Os demais são dual boot.

A Antel, empresa estatal de telecomunicações do Uruguai, segue critério de inclusão digital, chegando a lugares do país que não seriam rentáveis a empresas privadas. Para a implantação de internet aproveitou-se, primeiramente, da rede de telefonia fixa, levando em conta sua importante abrangência do território do país. A Antel trabalha para a implantação de fibra ótica. Atualmente há grandes zonas da capital Montevidéu cobertas por fibra ótica e projetos para todos os grandes centros urbanos do país.

O Uruguai possui uma grande quantidade de empresas privadas de tecnologia, que em sua maioria trabalham para o exterior. É o resultado de um plano de desenvolvimento levado a cabo pelo governo, há mais de dez anos, que inclui isenções de impostos para facilitar o crescimento do setor.

Antecessores do Uruguai
A tradição de eleger um país focal para o Consegi teve início em 2009, como parte das comemorações do ano Brasil - França. Desde então, o Congresso homenageia um país que seja referência para o tema discutido no evento. Em 2011 foi a Espanha, pioneira na utilização de dados abertos pelo setor público.

Uma das ideias inovadoras da Espanha é o Projeto Aporta, que promove a reutilização de informações do setor público do país. A iniciativa engloba toda a administração do país e busca contato com o cidadão comum.

Consegi 2012
V Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico
Quando: de 3 a 7 de dezembro de 2012
Local: Belém/PA
Inscrições: gratuitas

Saiba mais sobre o evento e faça sua inscrição no sítio do Consegi 2012