Um pouco da história

SUCESU - Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações: Originou-se de seu primeiro nome, Sociedade de Usuários de Computadores e Equipamentos Subsidiários. Criada há 40 anos, no Rio de Janeiro, por um grupo de usuários que se reunia para debater e buscar soluções em conjunto, a SUCESU é a entidade mais antiga e tradicional da área de informática. Congrega atualmente 7.000 empresas associadas e 100.000 sócios individuais, em 20 Estados do Brasil.

Desenvolve pesquisas de identificação do perfil de usuários. Os dados servem para que as empresas privadas voltem seus produtos e serviços a um mercado já identificado e o governo oriente políticas voltadas para o setor. Os grupos de usuários/trabalhos, criados há cerca de 15 anos em várias regionais, se transformam em um canal fundamental para que a entidade saiba das dificuldades dos associados, em relação a produtos e serviços oferecidos no mercado.

A SUCESU tem se integrado em lutas importantes na história da informática brasileira,tais quais:

• A implantação da Lei do Software, do II Planin - Fórum de acompanhamento do Plano Nacional de Informática e Automação;
  • Lutou pelo fim da Reserva de Mercado;
  • Da redução da carga tributária, pela difusão de novas tecnologias;
  • Capacitação de recursos humanos e novas políticas de desenvolvimento do setor para favorecer o crescimento da economia, visando atingir, também, empregos e salários. Participa do CONIN - Conselho Nacional de Informática e Automação.